10 tipos de terapias alternativas para aliviar a dor e o estresse






Aliviar o estresse, combater dores e até auxiliar no tratamento da depressão: esses são alguns dos benefícios que as terapias alternativas podem trazer para o seu corpo. Conheça 10 técnicas e torne o seu dia-a-dia mais saudável. 
1-Acupuntura: A acupuntura é uma técnica da milenar medicina chinesa, consiste no equilibrio energético, para obter este equilíbrio é feita uma ficha de anamnese diferenciada, e logo após o tratamento que é feito nos "pontos de acupuntura" ou acupontos, estes que estão em meridianos, cada órgão e víscera tem seu meridiano energético. A acupuntura restabelece a saúde.
2-Shiatsu: O Shiatsu é um método terapêutico milenar que visa restabelecer a saúde através do toque. A técnica consiste em pressionar, com as mãos e dedos, os pontos vitais do corpo. O Shiatsu pode ter diversas aplicações que vão desde dificuldades de evacuação, controle da TPM até mesmo na prevenção de gripes e pneumonia. 
3- Reflexologia Podal: esta técnica consiste em massagear os pés em pontos especificos e manobras inteligentes, os pontos refletem a situação da saúde do corpo humano por inteiro. Por isto, estimulam-se estas áreas para aliviar dores, distúrbios orgânicos, emocionais (leves) e de várias partes do corpo, gerando assim um grande equilíbrio corporal.
4-Massagem Ayurvédica: Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico. Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.
5-Ventosaterapia: Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas especificas da peleque necessitam de tratamento, principalmente nas costas. Seu uso é indicado para tratar diversas doenças, principalmente em dores, gastrite, artrite, lombalgia, resfriados e gripes, entre outros.
6- Geoterapia: A Geoterapia é um tratamento holístico e natural com frutos da terra. Ela utiliza-se de argila, barro, pedras e cristais, como ferramentas reequilibrantes. Todos os antigos povos do oriente e do ocidente usavam a geoterapia para amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais.
7-Aromaterapia: Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos oléos das plantas para beneficio da sociedade.
8- Reiki: O Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal. O método Reiki consiste em canalizar esta energia, através da imposição das mãos. Como funciona: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras. Esse ritual libera uma energia que entra pela cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai por suas mãos, entrando diretamente no chacra da pessoa em tratamento, no ponto em que ela está mais precisando.
9- Meditação Guiada: visualizações criativas e técnicas de respiração e relaxamento fazem com que o paciente se sinta tranquilo, protegido, em paz e muito zen.
10- Harmonização de chakras com a Radiestesia: com o auxilio de um instrumento chamado pêndulo é feito o conhecimento se os chakras estão bloqueados, com excesso ou deficiência de energia, logo após é realizada a harmonização, o indivíduo sente sensações de paz, e sente seu corpo energético alinhar-se
.
Por Alexandra Maitê Perotti
Terapeuta naturopata, formada em Medicina Tradicional pela ESCAM (Porto Alegre) em convênio com a Open University (Assunção).







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meridianos Dos Pés à Cabeça

Terapia Frequencial, Saúde Quantica.