Pontos Fonte.

Os pontos Yuan são designados de pontos fonte. O yuan qi primário é quente e promove os órgãos. Os pontos fonte atuam diretamente nos sistemas Yin. Realçam-se duas diferenças cruciais na utilização dos pontos fonte Yin e Yang: os pontos fonte Yin são utilizados para tonificar o Yin enquanto que os pontos fonte Yang são usados, principalmente, em condições de plenitude. Os melhores pontos para tonificar o Yang são os pontos do Mar Inferior. Nos meridianos Yin, os pontos Yuan correspondem aos ponto Shu (3º ponto dos cinco pontos Shu), enquanto que nos meridiano Yang os pontos fonte se encontram entre o 3º (Shu) e 4º(Jing) pontos dos cinco pontos. Portanto, regra geral, são os 4ºs pontos a contar das extremidades com excepção para o meridiano da Vesícula Biliar em que é o 5º ponto. Os pontos fonte tem duas funções: a função diagnóstica e a função terapêutica. A sua função no diagnóstico faz-se através da palpação. O ponto, ao toque, pode sentir-se em tensão ou em vazio. Outras anormalidades como inchaço, vermelhidão, vasos sanguíneos congestionados, veias varicosas, depressão funda ao redor do ponto, palidez, cor azulada ou pele muito flácida são indicativas de problemas.

A função terapêutica dos pontos deve-se à sua função especifica enquanto pontos fonte. Assim temos os seguintes pontos fonte:

Pontos Fonte/yuan

Indicações Clínicas

P9/taiyuan problemas do Pulmão
CS7/daling problemas de Circulação e Sexualidade
C7/shenmen problemas de Coração
F3/taichong Problemas de Fígado
VB40/qiuxu estagnação de qi do Fígado
BP3/taibai Problemas de Baço/Pâncreas
E42/chongyang expele Vento-Frio na paralisia facial
TA4/yangchi elimina Plenitude Calor da Vesícula Biliar que esteja a causar surdez e regulariza o Yang mínimo, pode ser utilizado para tonificar o qi original directamente e activar a circulação nos meridianos
R3/taixi problemas de Rim, trata problemas de órgão
IG4/hegu liberta o exterior e expele Vento-Calor
ID4/wangu movimenta o qi estagnado do Fígado, pára a dor na região dorsal
B64/jinggu expele Humidade-Calor do Aquecedor Inferior
VC15/jiuwei ponto fonte do tecido adiposo e é usado para problemas como dor local ou urticária
VC6/qihai deficiência dos sistemas Yang (tonifica intensamente os sistemas Yang)
Obs:Os pontos Yuan são os mesmos pontos Shu (riacho) nos meridianos Yin (P9, C7, BP5 R3, F3).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas